Como age o Rosuvastatina Cálcica?
Administrada por via oral na forma ativa, Rosuvastatina Cálcica possui picos de níveis plasmáticos ocorrendo 5 horas após o uso. Cerca de 90% da rosuvastatina liga-se às proteínas plasmáticas, principalmente à albumina. Mais de 90% da atividade inibitória para a HMG-CoA redutase circulante é atribuída ao princípio ativo.
Indicações
Em pacientes adultos com hipercolesterolemia Rosuvastatina Cálcica é indicada para: redução do LDL-colesterol, colesterol total e triglicérides elevados; aumentar o HDL-colesterol em pacientes com hipercolesterolemia primária e dislipidemia mista. Em crianças e adolescentes de 10 a 17 anos de idade, o medicamento é indicado para redução do colesterol total, LDL-C e ApoB em pacientes com hipercolesterolemia familiar heterozigótica (HeFH).
Contraindicações
Hipersensibilidade à Rosuvastatina Cálcica ou aos outros componentes da fórmula; pacientes com doença hepática ativa; durante a gravidez, na lactação, e em mulheres com potencial de engravidar que não estão usando métodos contraceptivos apropriados. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento.